quarta-feira, 6 de julho de 2011

Projeto Teatro 7ª


Junho/2011
Sou professora de Língua Portuguesa na Escola Estadual Manoel Fausto Pereira Fortes, em Lajeadinho, meu nome é Miriam Oliveira. Inicialmente, gostaria de dizer que o trabalho que realizo com os alunos, é para mim muito proveitoso e satisfatório, adoro o que faço e me realizo, vendo os trabalhos que meus queridos alunos produzem e me apresentam, sou grata a todos vocês. Obrigada!
                Os alunos da 7ª série realizaram, junto com a professora o “Projeto Teatro” e como material de apoio usamos o livro didático.  No capítulo 2 do livro iniciamos o estudo do Teatro, lemos a peça “O Coronel de Macambira” de Joaquim Cardozo. Após, lemos e conversamos sobre o Texto teatral. Fizemos em seguida, a leitura da peça “Megera domada” de William Shakespeare. Trad. Millôr Fernandes. A seguir, realizamos o estudo do texto.
Trabalhamos também com cenas improvisadas. O objetivo era de trabalhar com a improvisação criando cenas que seriam assistidas pelos colegas.
Chamamos de improvisação quando um ator interpreta uma cena sem ter se preparado anteriormente, sem ter decorado suas falas. O ator deve, a partir de uma situação dada, soltar sua imaginação e criar, com ou sem falas, os movimentos e ações de uma personagem.
Divididos em grupos, os alunos deveriam escolher para improvisar situações, com mímica ou com diálogos. O grupo teria de 5 a 10 minutos para improvisar uma cena e apresentar. Todos os alunos participaram e foi muito divertido.
O objetivo de estudar o teatro era de:
- Ler cenas de peças e rever como se estrutura um texto teatral;
- Conhecer as funções de todos os envolvidos em uma encenação;
- Estudar a resenha crítica;
 - Escrever resenhas críticas, improvisar cenas, encenar uma peça;
- Aprender sobre as frases com período simples e composto.
Os alunos se dividiram em grupos, criaram uma pequena peça teatral e encenaram para os demais colegas da escola. Foram três grupos: Uma escolinha muito louca, Quartel e Expressão Corporal.
Na peça “Uma escolinha muito louca”, os seguintes alunos participaram: Larissa, Kétlin, Raquel, Ana Paula, Jozieli, Júnior, Bruno M., Bruno Nilo, Otávio, Dara e Karolain
Na peça “ Quartel” foram os alunos: Marcelo, Juan F., Samuel, Lucas, Éderson, Christian, Ramon e Miguel.
Na peça “expressão Corporal” os seguintes alunos: Patrick, Giordana, Karen, Bruna e Juan.
Para que todos que lerem este projeto deem um pouco de risada e conheçam um pouco da nossa turma. Vejam algumas fotos que a prof. tirou e o vídeo que fiz dos alunos.
Espero que gostem!
Só pra concluir, após as apresentações os alunos tiveram de escolher uma peça para escrever uma resenha crítica sobre ela. Observando a atuação dos atores, o cenário, se a história era interessante, se a encenação foi bem feita, se a forma de dizer o texto e a maneira de se movimentarem estavam adequadas às personagens, enfim , dando sua opinião sobre a peça em geral, dizendo ao leitor se gostou ou não da peça, sugerindo que ele vá conferir o espetáculo ou não.
Beijos, prô Miriam.



Nenhum comentário:

Postar um comentário