terça-feira, 19 de julho de 2011

Dança do Pezinho na Festa Junina

Olá!

Além da primeira série encenar o casamento na roça, a turminha terminou a apresentação com a Dança do Pezinho.

Segue o vídeo contendo toda a apresentação.

Festa Junina!

Olá!

Na segunda semana do mês de julho, foi realizada nossa tradicional Festa Junina. O evento teve várias atrações, destacando-se a apresentação de capoeira, dois casamentos na roça, sendo um com a primeira série e outro com a oitava série e o resultado do casal caipira.

Os vencedores do Casal Caipira foram Rafaella da Silva Kayser e Nicolas Samuel da Silva. Paraéns!

Além da primeira série eleger o casal caipira, elegeram também a segunda colocada que foi Maria Isabel da Silva.

O evento foi sucesso absoluto.

Teatro de Fantoches - parte 3


O cachorro e a gata
Era uma vez um cachorro que se chamava Reks ele se aproveitava dos bichos dizendo que era o mais forte de todos. Até que um dia, Reks chegou em uma gata que se chamava Bibi e disse:
-Ei, sua gata fraca eu sou mais forte que você sabia?
E então a gata Bibi disse:
-Eu sei que você é mais forte do que eu,mais eu tenho uma coisa e por isso eu sou mais forte que você!
E o Reks disse:
-O quê?
E ela falou:
- Sou mais forte por que tenho amor ao próximo, ajudo quem precisa, reparto minha comida a quem está com fome e dou abrigo  a quem precisa, já você, não sente pena de ninguém.
E então Reks abaixou sua cabeça ficou quieto 2 minutos e disse:
-É verdade Bibi você é mais forte o que eu, sim.
E naquele mesmo dia, Reks começou a ajudar a todos que precisavam de ajuda, e se tornou um cachorro com respeito e respeitado.

Autores: Eduarda e Wendler






O gato e o rato

               Num dia de chuva, um rato estava brincando com seu novelo de lã, quando de repente pegou no sono. Então, um rato pegou seu novelo e fez uma roupa pra si, pois estava muito frio.
               O gato acordou e viu que seu novelo de lã não estava mais ali. Neste mesmo instante o rato passou na sua frente com seu casaco de ã.
               “ Foi você que pegou meu novelo? Disse o gato.
               “ Eu não peguei nada. - disse o rato. Mas o gato com raiva correu atrás do rato até pegá-lo. O rato não falou a verdade e o gato o engoliu.

               Moral: A mentira tem perna curta.

Autores: Alberto, Fernando e Elias Flores.




Teatro de Fantoches - parte 2


Escubidu e Maicon
Era uma vez dois ratos eles se gostavam tanto que um rato chegou e começou a roer as coisas do Maicon e daí o Maicon disse a Escubidu.
-Oh você, pare de comer as minhas coisas ou você sai da minha casa.
-Mas como você pode fazer isso comigo.
-Te botando na casinha de cachorro!
-Se você fazer isso comigo vou te morder.

Moral: Nunca culpe os outros se não quiser ser julgado.

Autores: Jean Luis Gabriel e Douglas Eduardo Cardoso dos santos.






O gato e o tigre
Era uma vez um tigre que era muito conhecido por seu tamanho e sua força e todos tinham medo dele. Esse tigre morava perto de uma fazenda e nessa mesma fazenda morava também um gato que era pequeno e muito medroso.
Um dia esse gato estava passeando e deu de cara com o tigre. E o gato pensou:
“ Eu vou morrer porque sou fraco e o tigre é forte.
E o tigre assim:
“ O que está fazendo aqui, quer ser devorado por mim? E o gato respondeu:
“ Por favor não me mate, eu vim buscar comida, um dia posso ser útil a você. Então o tigre disse:
“ Você nunca vai ser útil pra mim, eu sou grande e forte e você é pequeno e fraco, como poderá me ajudar um dia? Então o gato saiu correndo e foi pra sua casa.
Um tempo depois, o gato saiu pra passear e encontrou o tigre preso numa armadilha e foi logo lhe ajudar e assim salvou o tigre.
E o tigre perguntou: Por que você me salvou da armadilha? E o gato respondeu:
“ todos nós podemos ser útil um dia. E o tigre falou muito obrigado, a partir de hoje aprendi uma lição, não importa nosso tamanho, um dia poderemos servir à alguém.
Moral: Mesmo fracos podemos ajudar os outros.
Autores: Lucas e Giovane







O coelho, o cachorro e o gato
Era uma vez um gato faminto procurando comida para comer. Ele avistou numa floresta um coelho, então o gato com a voz simpática falou:
-Já soube da última notícia?
O coelho respondeu:
-Não soube da última, não!
-Foi assinada a paz entre todos os animais inclusive entre nós os felinos  e os coelhos agora são nossos irmãos, então venha e mede um abraço!
O coelho muito desconfiado falou:
-É mesmo, mas prefiro ficar aqui, vou esperar os cachorros da floresta, aliás, eles também são nossos irmãos!
O gato olhou pra trás, viu os cachorros e se mandou!
Moral: Quando planejar algo sempre cuide os imprevistos nunca deixe para a última hora!
Autores: Larissa Flores, Edson Rian e Daniele de Souza Marchiotti







Teatro de Fantoches - parte 1


Sou a professora Miriam Oliveira e estou postando o meu segundo projeto no blog. Nos meses de maio e junho de 2011, realizei juntamente com os alunos da  5ª1 e 5ª2, o projeto sobre fábulas. Espero que gostem e apreciem os textos e fotos dos alunos.
O objetivo do projeto é de que o aluno deverá ser capaz de identificar uma fábula. Além disso, deverá ler e interpretar o sentido e a moral contida em cada texto. Sendo assim, deve entender que a fábula tem por objetivo apresentar lições de vida. Frisar a importância da atenção no momento da leitura, a fim de identificar o sentido e a moral presentes em cada um dos textos a serem estudados.
Por habilidades a serem desenvolvidas com os alunos temos:
- identificar o que vem a ser uma fábula;
- ler e interpretar textos diversos;
- socializar conhecimentos e interagir com o grupo;
- criar fábulas;
- confeccionar um fantoche.

Infelizmente, só consegui tirar fotos dos alunos da 5ª2 para postar no blog. Mas, pelo menos é um pouco do nosso trabalho que é feito com muito amor e carinho para vocês apreciarem.
Após ter realizado o trabalho com os alunos sobre diversos autores de fábulas tais como: Esopo, La Fontaine, Ruth Rocha entre outros, fizemos o estudo e análise dos textos. Os alunos criaram suas fábulas e confeccionaram um fantoche para apresentarem para os colegas de outras turmas o seu trabalho que, para eles e pra mim é muito importante.
Digitei os textos que fizeram com os nomes de cada um e as fotos tiradas durante a apresentação.

Abraços, espero que gostem.

Até a próxima!



A flor e a borboleta
Um belo dia uma  borboleta estava passeando por um campo florido e viu uma linda flor tão triste, chegou perto dela e perguntou.
-O que foi bela florzinha?
-Eu estou triste porque minhas irmãs foram colhidas.
-Qual é o seu nome?
-Meu nome é Floribela.
-E o seu, linda borboleta?
-Ah! o meu é Tininha.
-E qual o nome das suas irmãs?
-Uma é Florinda e a outra é Floribal.
-Você tem irmã?
-Não, mas bem que eu queria.
-Bom, agora eu tenho que ir, mas amanhã eu volto para conversarmos, tchau.
-Tchau.
Moral: Se você esta sozinho sempre virá uma companhia.
Autoras: PÂMELA E SUELEN.

    
O gato e o rato
Num belo dia, um gato encontrou um rato comendo queijo em sua casa, ele correu atrás do rato até pegá-lo  e o rato disse:
- Seu gato mal, só porque eu sou um rato pequeno e fraco você se aproveita de mim.
- E o gato falou:
-É, eu sou grande e forte e você e um nanico “fracote”.
Então um dia o rato parou de comer o queijo da casa do gato e ele foi lá e disse ao rato:
- Ei rato, vamos ficar amigos!
- E o rato disse:
-Só se você me pedir desculpas por aquele dia em que você me pegou.
E o gato falou:
-Desculpe rato, por aquele dia, agora, vamos ficar amigos.
-Sim, meu amigo gato.
E assim começa uma bonita história entre o gato e o rato.

Autores:  Wellington ,  Renan e William
 

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Vídeos sobre o teatro

Seguem acima dois vídeos do Projeto Teatro realizado pela Professora Miriam, de Português.
O primeiro é "Uma Escolinha Muito Louca" e o segundo é "Quartel".
Até a próxima!

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Projeto Teatro 7ª


Junho/2011
Sou professora de Língua Portuguesa na Escola Estadual Manoel Fausto Pereira Fortes, em Lajeadinho, meu nome é Miriam Oliveira. Inicialmente, gostaria de dizer que o trabalho que realizo com os alunos, é para mim muito proveitoso e satisfatório, adoro o que faço e me realizo, vendo os trabalhos que meus queridos alunos produzem e me apresentam, sou grata a todos vocês. Obrigada!
                Os alunos da 7ª série realizaram, junto com a professora o “Projeto Teatro” e como material de apoio usamos o livro didático.  No capítulo 2 do livro iniciamos o estudo do Teatro, lemos a peça “O Coronel de Macambira” de Joaquim Cardozo. Após, lemos e conversamos sobre o Texto teatral. Fizemos em seguida, a leitura da peça “Megera domada” de William Shakespeare. Trad. Millôr Fernandes. A seguir, realizamos o estudo do texto.
Trabalhamos também com cenas improvisadas. O objetivo era de trabalhar com a improvisação criando cenas que seriam assistidas pelos colegas.
Chamamos de improvisação quando um ator interpreta uma cena sem ter se preparado anteriormente, sem ter decorado suas falas. O ator deve, a partir de uma situação dada, soltar sua imaginação e criar, com ou sem falas, os movimentos e ações de uma personagem.
Divididos em grupos, os alunos deveriam escolher para improvisar situações, com mímica ou com diálogos. O grupo teria de 5 a 10 minutos para improvisar uma cena e apresentar. Todos os alunos participaram e foi muito divertido.
O objetivo de estudar o teatro era de:
- Ler cenas de peças e rever como se estrutura um texto teatral;
- Conhecer as funções de todos os envolvidos em uma encenação;
- Estudar a resenha crítica;
 - Escrever resenhas críticas, improvisar cenas, encenar uma peça;
- Aprender sobre as frases com período simples e composto.
Os alunos se dividiram em grupos, criaram uma pequena peça teatral e encenaram para os demais colegas da escola. Foram três grupos: Uma escolinha muito louca, Quartel e Expressão Corporal.
Na peça “Uma escolinha muito louca”, os seguintes alunos participaram: Larissa, Kétlin, Raquel, Ana Paula, Jozieli, Júnior, Bruno M., Bruno Nilo, Otávio, Dara e Karolain
Na peça “ Quartel” foram os alunos: Marcelo, Juan F., Samuel, Lucas, Éderson, Christian, Ramon e Miguel.
Na peça “expressão Corporal” os seguintes alunos: Patrick, Giordana, Karen, Bruna e Juan.
Para que todos que lerem este projeto deem um pouco de risada e conheçam um pouco da nossa turma. Vejam algumas fotos que a prof. tirou e o vídeo que fiz dos alunos.
Espero que gostem!
Só pra concluir, após as apresentações os alunos tiveram de escolher uma peça para escrever uma resenha crítica sobre ela. Observando a atuação dos atores, o cenário, se a história era interessante, se a encenação foi bem feita, se a forma de dizer o texto e a maneira de se movimentarem estavam adequadas às personagens, enfim , dando sua opinião sobre a peça em geral, dizendo ao leitor se gostou ou não da peça, sugerindo que ele vá conferir o espetáculo ou não.
Beijos, prô Miriam.